Ter, 19 de Novembro 2019 - 20:22
30 anos de luta e resistência contra o racismo
Por: APEOESP - 19.11
A subsede da APEOESP em São Bernardo tem como tema neste Dia da Consciência Negra os seus 30 anos de luta e combate ao racismo. A data foi inclusa no calendário oficial do município e tornou-se imediatamente um incentivo para viabilizar este debate nos espaços públicos. A iniciativa foi impulsionada pela APEOESP e apresentada na Câmara Municipal pelo então vereador Aldo Santos, militante do Sindicato.
Outras leis foram apresentadas em todo o País e a luta pelo feriado de 20 de novembro ganhou impulso em centenas de cidades brasileiras. Em 2019, a subsede de São Bernardo, mais uma vez, organiza uma série de atividades na APEOESP, nas escolas e nos bairros.
Nesta terça-feira, 19 de novembro, a Escola Estadual Palmira Grassiotto realiza atividade temática. No próximo sábado, dia 23, a tradicional feijoada na subsede será acompanhada de mesas temáticas e atividades culturais.
A subsede convida os professores/as para pautarem atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra, uma vez que o retrocesso político e institucional é marcante, com o afloramento do preconceito e do racismo. O Sindicato oferece vasta bibliografia, sugestões de filmes e professores ativistas para debater o tema nas escolas.