APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qua, 21 de Junho 2017 - 16:59

Ato reivindica melhorias no Iamspe

Por: JCNET - 20.06 - Cinthia Milanez

 
 
A Comissão Consultiva Mista (CCM) convoca os servidores públicos estaduais e seus dependentes para um protesto, hoje, a partir das 10h
 
Mariuze Inez Pereira Miranda e Idenilde de Almeida Conceição explicam os motivos do ato
 
Com o intuito de reivindicar uma série de melhorias no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), a Comissão Consultiva Mista (CCM) convoca os beneficiados e seus dependentes para um protesto, marcado para esta terça-feira (20), às 10h, em frente ao Centro de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceama), na rua Azarias Leite, 2-70, região central de Bauru.
 
Presidente da CCM e coordenadora do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) em Bauru, Idenilde de Almeida Conceição explica que a manifestação ocorrerá em frente às 18 unidades do Ceama, distribuídas em todo o Estado de São Paulo.
 
Entre as reivindicações, está a exigência de uma contrapartida do governo estadual. Até então, o plano de saúde dos servidores é sustentado por eles próprios, através de um recolhimento mensal equivalente a 2% sobre a folha de pagamento. "Queremos que o Estado contribua com outros 2%", acrescenta.
 
Apesar de reconhecer que o governo direciona alguns aportes de dinheiro, Idenilde reforça que o valor não é suficiente para garantir o atendimento médico de qualidade aos servidores. "Ainda não conseguimos contratar psicólogos e fonoaudiólogos", exemplifica.
 
O grupo também defende a criação de um Conselho Administrativo e um Conselho Fiscal paritários, bem como a transformação do Iamspe em uma autarquia especial. Tudo isso garantiria maior autonomia do órgão em relação ao Estado.
 
Outra reivindicação antiga gira em torno da criação de um Hospital do Servidor na cidade.
 
AUDIÊNCIA
 
No último dia 1, a Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe realizou uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Nela, foram apresentados os relatos do sistema ao redor do Estado.
 
Vice-presidente da CCM e secretária do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (SindSaúde) em Bauru, Mariuze Inez Pereira Miranda revela que o município apresenta uma grande demanda para exames de imagem.
 
Inclusive, o exame de cintilografia não é feito na cidade. Os servidores têm de ir até Presidente Prudente para tanto. "A CCM trouxe diversas melhorias para os servidores locais, porém, ainda há muito o que se fazer", observa.
 
EM RESPOSTA
 
Em nota, a assessoria de comunicação do Iamspe alega que disponibiliza a seus usuários, na região de Bauru, oito hospitais credenciados, 57 clínicas médicas em diferentes especialidades, quatro laboratórios para exames de apoio diagnóstico e oito policlínicas, além do Ceama Bauru.
 
"O projeto da nova lei do Iamspe, que transforma o instituto em autarquia especial, visa aprimorar o atendimento aos usuários e também irá proporcionar a efetiva participação dos servidores na gestão do instituto", defende.
 
O Iamspe ainda informa que o Governo do Estado de São Paulo contribui de forma expressiva e contundente com a instituição, por meio de repasses financeiros anuais. "Desde 2008, o governo paulista injetou no Iamspe nada menos do que R$ 1,47 bilhão. Isso permitiu ao instituto multiplicar em 25 vezes a sua rede de atendimento, por meio de credenciamento de clínicas, hospitais e laboratórios e, dessa forma, levando aos seus usuários assistência mais próxima de suas residências".
 
Além disso, "foi por meio do investimento do governo estadual que o Iamspe entregou, no fim de 2016, a maior obra de reforma e modernização do Hospital do Servidor Público Estadual, que concentra o atendimento de alta complexidade a todos os usuários do Estado, com R$ 188,5 milhões de investimentos do Governo do Estado de São Paulo".
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011