APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Ter, 22 de Maio 2018 - 19:19

Escolas estaduais estão sem serviço de limpeza há um mês

Por: Adriane Mendes - Cruzeiro do Sul - 22.05

Por:

 

Professores e até alunos estão fazendo limpeza em escolas da rede estadual em Sorocaba porque houve o rompimento do contrato com a empresa terceirizada responsável pelo serviço. O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) pretende cobrar providências no sentido da normalização do contrato, uma vez que não compete aos professores manter a limpeza dos prédios. A Secretaria de Educação do Estado informou que o serviço deverá ser normalizado hoje, e que o problema se deu por conta de recurso durante o processo licitatório para a contratação de nova empresa terceirizada. 

De acordo com as denúncias de professores e alunos, seriam ao menos 17 escolas sem o serviço de limpeza desde o início deste mês. A reportagem constatou, por meio de funcionários que não quiseram se identificar, que o serviço havia sido suspenso há pelo menos duas semanas, nas escolas Francisco Camargo César e Antonio Miguel Pereira Júnior, situadas, respectivamente, nos bairros Jardim Itapuã, região da Vila Helena, e Central Parque. Na primeira, onde há mais de quinze dias professores e até alunos vinham mantendo a limpeza na escola, a expectativa é de que o serviço terceirizado seja retomado hoje, pois produtos de limpeza teriam sido entregues ontem. Já na escola do Central Parque, o serviço terceirizado teria sido mantido somente até a primeira semana deste mês. A escola estadual João Rodrigues Bueno, na Vila Carol, também estaria sem o serviço de limpeza desde o início do mês. 

O diretor de escola e membro da Apeoesp Sorocaba, professor Gregório Ribeiro disse ontem que fará uma representação pelos professores junto à Diretoria Regional de Ensino sobre a falta de funcionários responsáveis pela limpeza. Ele comentou não ser correto fazer com que tanto professores como estudantes desviem suas atribuições para manter as escolas limpas. 

Normalização 

A Diretoria de Ensino de Sorocaba informou, por meio de nota da Secretaria de Educação do Estado, que o serviço de limpeza nas 17 escolas de Sorocaba, entre elas, a Senador Vergueiro, Antonio Miguel Pereira Júnior, Francisco Camargo César e João Rodrigues Bueno, será retomado hoje, por uma empresa contratada emergencialmente, até que o processo licitatório seja finalizado. 

A Secretaria explicou também que o processo licitatório foi iniciado respeitando os prazos estabelecidos, no entanto, uma das empresas participantes entrou com recurso, impedindo a continuidade do processo até que a justiça avalie o mérito da causa.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011