APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Ter, 20 de Agosto 2019 - 15:29

"A Contra República de Curitiba" tem pré-estreia gratuita na APEOESP

Por: Ana Maria Lopes

 

Será no Auditório da APEOESP uma das sessões de pré-estreia do documentário "A Contra República de Curitiba", do diretor Carlos Pronzato. O filme, que retrata o uso político do Judiciário, foi exibido pela primeira vez, no dia 12 de agosto, na Vigília Lula Livre, em frente à sede da Polícia Federal de Curitiba.
 
Diretor argentino radicado no Brasil, Pronzato sempre foca suas lentes para as lutas populares, com destaque para filmes sobre movimentos dos estudantes na América Latina, como "A Rebelião dos Pinguins, estudantes chilenos contra o sistema", de 2007, e "Acabou a paz! Isso aqui vai virar o Chile", de 2016, ano em que a APEOESP fez o lançamento de outro documentário de grande impacto do cineasta.
 
"A Escola Toma Partido" reúne depoimentos de educadores e especialistas, em uma resposta crítica ao movimento "Escola sem Partido", que estimula a censura e perseguição de professores e o revisionismo de fatos históricos.
 
Em "A Contra República de Curitiba", Carlos Pronzato revela como o poder obtido pelos procuradores e juízes paranaenses da Operação Lava Jato foi decisivo nas eleições de 2018. O cineasta ouviu  cientistas políticos, juristas, professores e ativistas de diversas tendências políticas para desvendar a estratégica operação, que modificou os rumos da política brasileira.
 
Para concluir o documentário, Pronzato pediu contribuições através das redes sociais. "A ideia é garantir um cinema independente, sem vínculos com instituições de mecenato ou patrocínio empresarial", explica o cineasta que conquistou diversos prêmios, como o do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, em 2008; o Roberto Rossellini, também em 2008 na Itália, o Prêmio Especial do Júri da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, em 2009, e o Prêmio Liberdade de Imprensa concedido pela Tribuna da Imprensa Sindical do Rio de Janeiro, em 2017.
 
 
O calendário de exibições na capital paulista conta com quatro sessões gratuitas:
 
- 21 de agosto, quarta-feira, no Al Janiah (Rui Barbosa, 269, Bixiga). Às 19h00
 
- 22 de agosto, quinta-feira, no Auditório da APEOESP (Praça da República, 282). Às 19h00
 
- 23 de agosto, sexta-feira, no Teatro Heleny Guariba (Praça Roosevelt, 184). Às 19h00
 
- 24 de agosto, sábado, no Espaço Cultural Mané Garrincha (Rua Silveira Martins, 131, sala 11, Centro). Às 18h00
 
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011