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Sex, 12 de Junho 2020 - 19:52

Levantamento da Apeoesp mostra que ensino a distância tem participação média de 27,3% dos alunos

Por: Região Hoje - 09.06

 
Levantamento feito pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) mostra que a média de participação de alunos no  ensino a distância (EaD) em oito dias foi de apenas 27,3%. O levantamento considerou os dias 21 22, 23, 26 27, 28 e 29 de maio, e 8 de junho. De um total de 126.199 alunos inscritos, apenas 29.511 participaram das alunas remotas,  criada pelo  governo do Estado de São Paulo para dar continuidade ao ano letivo na rede estadual de ensino.
 
O levantamento mostra que a maior participação registrada foi nesta última segunda-feira, 8 de junho, com 36% de participação, enquanto que a pior no dia 26 de maio, com 12,7%, seguida pelo dia 27 de maio, com 19%, enquanto que no dia 28 de maio foi registrado 23,2%, e nos dias 23 e 29 de maio 25,5% de frequência. Já nos dias 22 e 21 de maio 27,3%.
 
A presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT) conta que os dados começaram a ser levantados no último dia 21 e fazem parte de uma plataforma da Apeoesp, que diariamente divulga dados fornecidos de forma voluntária por professores da rede estadual de ensino sobre a frequência dos alunos, de todas as regiões do Estado.
 
A Professora Bebel (PT) diz que o levantamento mostra que a participação desta  “muito aquém” e que o ensino a distância reforça a desigualdade social, uma vez que muitos alunos não têm condição de ter computadores, de terem acesso à banda larga de internet. A presidenta da Apeoesp continua defendendo que o melhor neste momento de pandemia seria investir na formação continuada dos professores e funcionários da escola, e ampliar o acesso à educação dos alunos também usando os serviços de radiofusão, uma vez que quase que a totalidade das residências têm um aparelho de TV.
 
A deputada Professora Bebel também defende que fosse estabelecido um ano letivo burocrático em detrimento de um ano letivo pedagógico, que garanta o acesso ao conhecimento. Para ela, da maneira que está sendo feito o ensino a distância “está sendo promovida  uma exclusão educacional, e nós da Apeoesp somos radicalmente contra esse tipo de coisa. Os nossos alunos pobres, da periferia, das favelas, já pagam um preço muito caro pela desigualdade, que fica mais explicito como esta forma estabelecida pelo governo estadual”, diz
 
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