Publicações
Seg, 06 de Agosto 2012 - 20:13
Sob o tema geral “Mulheres da APEOESP em luta, construindo uma nova sociedade com a Educação”, as participantes debateram, com a participação de palestrantes convidadas, assuntos como “Mulher e Política”; “Mulher s Sindicalismo”; “A Mulher no Mercado de Trabalho´. Realizaram também oficinas de trabalho sobre “A luta pelo fim da violência contra a mulher”; ”O currículo escolar e a questão de gênero na educação”; “A saúde da mulher professora”; “A educação e as condições de trabalho das professoras.”
A presidenta da APEOESP, Maria Izabel Azevedo Noronha, durante uma das mesas de trabalho da II Conferência das Mulheres
Entre as palestrantes estiveram a Ministra da Secretaria especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci; a Deputada Federal Janete Rocha Pietá; a Presidenta da APEOESP, Maria Izabel Azevedo Noronha; a Secretária de Comunicação da CUT, Rosane Bertoti; a Diretora Executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Ana Nice Martins de Carvalho; a assessora de Articulação da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Vera Soares; a Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Gênero e Trabalho da Federação Internacional de Mulheres, Mariana Giorgion; e a representante do Movimento Mulheres em Luta da Conlutas, Camila Lisboa.
A ministra da Secretaria Especial de Política para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, fala durante a Conferência.
Na plenária final do encontro as delegadas deliberaram um conjunto de indicativos a Diretoria da APEOESP e para a Secretaria para assuntos da Mulher para o desenvolvimento das lutas e campanhas em defesa dos direitas das professoras, que constituem 80% do total de membros da nossa categoria. Estas deliberações estão sendo consolidadas e sistematizadas em um documento final a ser amplamente distribuido.
Lamentavalmente, algumas poucas delegadas demonstraram problemas de formação para participarem de um evento esta natureza, insistindo em formular questões pouco relacionadas aos temas em debate e sim a suas posições ideológicas. Entretanto, apesar disto, a Conferência atingiu plenamente seus objetivos.
Desta forma, no próximo período, nosso sindicato irá ampliar a luta em defesa dos direitos das professoras e sua participação nas lutas das mulheres de forma geral. Foram aprovados encaminhamentos para as lutas por melhores condições de trabalho, saúde das professoras, aplicação da lei do piso (33% na perspectiva de 50% da jornada para atividades extraclasses), melhores salários, contra o assédio moral, carreira, creches e pré-escolas em período integral, direitos da mulher e outras, que serão incorporadas nas campanhas da APEOESP.