Seg, 03 de Junho 2019 - 19:29
Alunos de escola estadual em SP arremessam livros contra professora e jogam carteiras
G1 SP e TV Globo - 01.06
Estudantes de escola em Carapicuíba, na Grande SP, foram suspensos, segundo a Secretaria da Educação.
Alunos de uma escola estadual em Carapicuíba, na Grande São Paulo, arremessaram livros em uma professora, jogaram carteiras, vandalizaram a sala de aula nesta sexta-feira (31) e gravaram a cena com um celular. Os estudantes foram suspensos, segundo a Secretaria da Educação.
No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que a professora da Escola Estadual Maria de Lourdes Teixeira é quase atingida por um livro. Ela tenta controlar os alunos, que seguem bagunçando as carteiras e gritando. Quando ela deixa a sala de aula, o vandalismo se generaliza.
A Diretoria Regional de Ensino de Carapicuíba afirmou, por meio de nota, "que repudia todo e qualquer ato de violência dentro e fora do ambiente escolar".
"Os responsáveis pelos alunos foram chamados, os alunos, suspensos e o Conselho Tutelar foi acionado. A escola conta com professor mediador, que trabalha na resolução de conflitos e incentivo à cultura de paz", diz a nota.
O número de agressões a professores de São Paulo cresceu 73% em 2018 se comparado ao ano anterior, segundo levantamento feito pela GloboNews via Lei de Acesso à Informação. No ano passado, houve 434 agressões a professores da rede estadual contra 251 contabilizados em 2017.
Na comparação com 2014, quando foram registrados 234 casos de agressões a professores da rede estadual, as ocorrências contabilizadas em 2018 representam uma alta de 83%.
Os dados são registrados desde 2014 pelo Registro de Ocorrência Escolar (ROE). O ano de 2018 foi o que mais teve agressões --o menor foi 2015, com 188 casos.