Qua, 03 de Abril 2019 - 16:01
Automutilação de alunas preocupa pais em escola de Campinas
Portal A Cidade ON - 02.04
Ato teria sido praticado por duas estudantes do 7º ano no banheiro da escola; uma terceira aluna teria se cortado em casa.
O caso de automutilação de três alunas de 12 a 14 anos está preocupando pais na escola estadual José Maria Matosinho, no São Bernardo, em Campinas. As três são estudantes do 7º ano e os casos foram registrados no final de fevereiro.
A escola só teria tomado conhecimento do problema na última quarta-feira (27), após um professor perceber que uma aluna estava ferida. Segundo a Diretoria Regional de Ensino Leste de Campinas, os pais foram chamados para conversar com a direção.
A mãe de uma aluna de 12 anos, que não se automutilou, disse ao ACidade ON que a menina foi chamada pelo menos três vezes para "se cortar" com as colegas e acompanhou uma "sessão" com duas delas no banheiro da escola. Uma quarta amiga fez o mesmo em casa.
A mãe da menina que praticou o ato enviou prints com conversas do WhatsApp entre as amigas onde elas conversam sobre o que fizeram e dão dicas sobre como disfarçar as cicatrizes. Segundo a mãe ouvida pela reportagem, as alunas estão indo na escola com "roupa de frio" para não mostrarem os braços.
A Diretoria informou ainda que a escola conta com uma psicóloga voluntária, que está acompanhando o caso. "O professor mediador vai reforçar as ações de conscientização para prevenir e coibir situações desse tipo", disse a diretoria, em nota.
"Cabe reiterar que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo conta com a capacitação de professores mediadores para o acompanhamento de atividades restaurativas e de promoção à cultura de paz no ambiente escolar", finalizou a nota.