Ter, 09 de Abril 2019 - 15:50
Diretora diz que furto de fiação elétrica é frequente em escolas na zona Oeste de Ribeirão Preto
G1 Ribeirão Preto e Franca - 08.04
Colégio e creche foram alvos de ladrões, sendo que a última foi invadida duas vezes em dois dias. Cerca de 1,2 mil estão sem aulas e Prefeitura informou que reparos estão sendo providenciados.
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Neuza Michelutti Marzola, na zona Oeste de Ribeirão Preto (SP), afirmou que o furto de fiação elétrica no bairro é recorrente e se tornou mais frequente desde 2015.
Nesta segunda-feira (8), cerca de 1,2 mil alunos estão sem aulas nos três períodos, após o furto de fios de energia no último sábado (6). Os ladrões também danificaram a caixa d'água e um para-raios do colégio. Os reparos estão sendo providenciados.
"Esta é a nona vez que ocorre furto na escola, sempre com ação de vandalismo e, infelizmente, sempre o prejuízo é do aluno. Eles ficam sem aula e todo o investimento que a escola tem em melhorias, a gente acaba retrocedendo", desabafa a diretora, Carla Lopes.
Os ladrões danificaram a concertina e pularam o muro durante a noite. A fuga ocorreu pelo portão da quadra poliesportiva, que também foi quebrado. Carla explica que, sem energia elétrica, não é possível acionar a bomba d'água e os equipamentos eletrônicos.
"Embora a comunidade seja muito ativa, participativa, dá para ver que a escola está sempre limpa, organizada, os alunos são respeitosos, infelizmente essa ação de vândalos não é de pessoas da região. Acontece com frequência, não vou negar", diz.
Ainda no sábado, os ladrões também furtaram a fiação elétrica do Centro de Educação Infantil (CEI) Alaor Galvão César, que fica 1,5 quilômetro da escola. A creche já havia sido alvo dos criminosos na quinta-feira (4), quando as aulas dos 148 alunos foram prejudicadas.
"Acredita-se que o fato ocorreu na madrugada de sábado, pois foi retirada a grade que havia sido chumbada, devido ao cimento ainda não estar totalmente curado. O atendimento está sendo realizado normalmente, pois apenas parte da fiação foi furtada", informou a Prefeitura, em nota.
Carla afirma que os reparos na EMEF Neuza Marzola serão executados nesta segunda-feira, quando as aulas foram suspensas, e as atividades serão retomadas na terça-feira (9). Ainda segundo a diretora, o conteúdo perdido será reposto aos alunos.
"Temos uma boa equipe que vai conseguir reaver esse prejuízo, mas, mesmo assim, é muito triste para todos, porque os alunos que nos acompanham há muito tempo sabem dessa insegurança e é uma marca que nenhuma escola quer deixar", finaliza.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que desde o início do ano já registrou 23 furtos em escolas municipais, sendo oito deles de furto de fiação elétrica: nove casos ocorreram em janeiro, três no mês seguinte, oito crimes em março e mais três na primeira semana de abril. No domingo (7), a Prefeitura informou que solicitou o apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar "no reforço do patrulhamento na região".