Ter, 29 de Agosto 2017 - 15:09
Escolas estaduais são invadidas e depredadas na Zona Norte de SP
Por: Paula Paiva Paulo, G1 SP
Salas de artes e dos professores foram destruídas. Secretaria Estadual de Educação 'lamenta os registros de vandalismo'.
Duas escolas estaduais foram invadidas e depredadas na zona Norte de São Paulo neste sábado (26). Em uma, os vândalos chegaram a quebrar a caixa d’água. Na outra, os criminosos furtaram monitores de computadores.
A invasão na Escola Estadual Jornalista Carlos Frederico Werneck Lacerda aconteceu na tarde do sábado. “Entraram na sala de artes e lá destruíram tudo. Quebraram tudo” contou o professor de História Reginaldo de Lima. Fotos mostram a lousa suja de tinta.
Também entraram na sala de produtos de limpeza e espalharam tinta e graxa no pátio. “A ideia foi só vandalizar, tanto que não levaram nada”, disse o professor. A caixa d’água também foi depredada, e, sem água, os alunos não tiveram aula nesta segunda-feira (28). Segundo o professor, não há câmeras de segurança onde aconteceram os vandalismos. O caso foi registrado nesta segunda no 87º DP.
Na Escola Estadual Professor Walfredo Arantes Caldas, o maior dano foi na sala dos professores. “Todos os armários arrebentados, arrombados, materiais jogados no chão, o caos mesmo”, disse uma professora que prefere não se identificar. Segundo ela, dois monitores de computadores da sala da direção foram furtados.
Também quebraram o portão da frente da escola e uma janela. Os vândalos tentaram levar o microondas, que ficou pelo meio do caminho e também quebrado. A ocorrência desta escola foi registrada no 72º DP. Sobre a falta de aula, a pasta informou que “o Conselho de Escola irá se reunir para definir o calendário de reposição, sem prejuízo aos alunos”.