APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qua, 12 de Junho 2013 - 14:42

Meninas brigam em porta de escola estadual em Piracicaba

Adolescente ficou com nariz ferido e teve de ser levada ao pronto-socorro. Rapaz de 16 anos usou pedaço de pau para separar garotas, dizem alunos.

Duas adolescentes, uma de 14 anos e outra de 15, brigaram na saída da escola Escola Estadual Professor Eduir Benedicto Scarpari, no bairro Alvorada, em Piracicaba (SP), na segunda-feira (10). Um adolescente de 16 anos usou um pedaço de pau para atingir a jovem de 15 anos, segundo o boletim de ocorrência registrado como lesão corporal. A vítima teve ferimento no nariz e foi levada ao pronto-socorro do Piracicamirim. A outra não ficou machucada.

No vídeo gravado durante a briga, o jovem de 16 anos, também aluno da escola, aparece com o pedaço de pau. Mas, testemunhas ouvidas pelo G1, disseram que ele apenas tentou apartar a briga e negaram a versão relatada por policiais militares à Polícia Civil. O ferimento teria ocorrido quando as estudantes estavam agarradas, segundo os adolescentes disseram à reportagem.

Motivo do confronto
De acordo com a familiar da estudante de 14 anos, que pediu para não ser identificada, a menina foi surpreendida ao deixar a escola. "Ela voltava para casa quando a outra chegou e começou a agressão. O que nos intriga é que, até agora, não sabemos o que motivou isso", disse.

De acordo com alunos que pediram para não ter os nomes divulgados, as duas podem ter brigado por questões ligadas a um antigo relacionamento da garota de 14 anos. A informação, porém, não foi confirmada pela menina e a outra adolescente não foi encontrada pela equipe do G1 para comentar o assunto.

Sobre o rapaz que usou a madeira para separar a briga, as testemunhas disseram que frequentemente ele faz ameaças aos colegas da escola. "Ele fala que vai sequestrar quem não o respeita e que vai raspar o cabelo da pessoa", afirmou um estudante. A diretora da unidade escolar foi procurada, mas disse que não poderia comentar o caso.

Ameaça da adolescente

Já sobre a garota de 15 anos, os alunos da escola afirmaram que ela também fez ameaças ao adolescente após a briga. Ela teria dito que vai chamar um "disciplina", integrante de facção criminosa, para fazer o acerto de contas após a briga.

O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), nesta segunda-feira. A reportagem do G1 tentou entrar em contato com a família da jovem de 15 anos por telefone, mas ninguém foi encontrado.

Providências do Estado

A Secretaria de Estado da Educação informou, por meio de assessoria de imprensa, que a escola prestou atendimento imediato à aluna machucada, que foi levada ao pronto-socorro, e que os pais dos adolescentes foram chamados para reunião. As estudantes e o rapaz serão suspensos por três dias e a escola conta com uma professora mediadora de conflitos, que acompanhará o caso.

A briga será será relatada ao Conselho Tutelar para que também acompanhe os menores. Conselheiros da escola vão se reunir na próxima semana para definir se haverá nova medida de advertência aos adolescentes. O rapaz não foi à aula nesta segunda e o pedaço de madeira não pertence à unidade escolar, segundo a secretaria.

Do G1 Piracicaba e Região

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011