APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Seg, 29 de Fevereiro 2016 - 15:57

MP apura briga entre alunos dentro de escola em Pedregulho

Estudante usa cadeira em agressão; Conselho Tutelar acompanha o caso. Direção diz que envolvidos estão sob liberdade assistida da Fundação Casa.

 

O Ministério Público informou que vai abrir uma investigação sobre uma briga entre dois estudantes em Pedregulho (SP). A confusão aconteceu dentro de uma sala de aula do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Vicente Machado Netto na manhã de quinta-feira (25).

As imagens que circularam nas redes sociais, obtidas pela EPTV, mostram que, além da troca de socos e pontapés, foi usada uma cadeira na agressão. O Conselho Tutelar também acompanha o caso.

A Diretoria da instituição de ensino confirmou ter aplicado suspensões aos envolvidos e informou que os dois alunos que brigaram estão sob liberdade assistida da Fundação Casa.

Procurada pela EPTV, a Secretaria de Estado da Educação reiterou as alegações da direção da escola.

A confusão
O vídeo mostra o momento em que um estudante de boné pega uma cadeira, atinge o colega que está sentado de costas e ainda começa a dar vários socos até ser contido por outro aluno.

A gente vê os adolescentes presenciando aquilo, fomentando essa luta corporal entre dois adolescentes e não tem ninguém para conter essa briga"
Alex Facciolo Pires, promotor de Justiça de Bebedouro

Entretanto, a confusão recomeça e os jovens se agarram, caem no chão e trocam mais socos até que são separados novamente. Ao final, eles terminam com arranhões pelo corpo, sem ferimentos graves.

Segundo apurou a reportagem da EPTV, a briga teria acontecido na troca de professores da sala e teria sido motivada por ciúmes, envolvendo uma estudante.

Ao ter acesso às imagens, o promotor de Justiça de Pedregulho, Alex Facciolo Pires, disse que vai instaurar um procedimento de apuração sobre os adolescentes e os possíveis atos infracionais que eles cometeram.

Na investigação, o representante do Ministério Público também questionará onde estavam inspetores e professores na hora da briga, bem como as medidas adotadas pela direção.

"Vamos advertir os pais, os responsáveis por esses adolescentes que estão brigando em sala de aula, dentro da própria escola, e vamos apurar por que os funcionários e a direção da escola não estavam presentes no envolvimento dessa briga", afirmou.

Caso necessário, ele pretende solicitar medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA).

"A gente vê os adolescentes presenciando aquilo, fomentando essa luta corporal entre dois adolescentes e não tem ninguém para conter essa briga", disse.

O conselheiro tutelar José Roberto Ferreira afirmou que vai notificar a escola, os pais e os estudantes para se explicarem e analisará que providências podem ser tomadas.  "Vamos acompanhar o caso para ver o que foi feito na escola também", acrescentou.

Escola Estadual
À reportagem da EPTV, a diretoria da Escola Estadual José Vicente Machado Netto informou que chamou os alunos e os pais para conversar e que quatro estudantes foram suspensos. Além dos dois envolvidos na troca de agressões, uma colega de sala que teria incitado a confusão e outra que registrou o confronto pelo telefone celular foram penalizadas.

A instituição ainda comunicou que os dois alunos que brigaram têm passagem pela Fundação Casa e estão sob liberdade assistida.

G1 - 27.02

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011