Sex, 12 de Abril 2019 - 16:43
Professor discute com aluno, ameaça expulsá-lo e adolescente retruca: 'Acha que estou ligando?'
G1 - 12.04 - Ana Borges, G1 Bauru e Marília
Discussão entre professor e estudante foi registrada dentro de sala de aula em Lins (SP) e vídeo viralizou. Caso foi registrado na Polícia Civil.
Uma discussão entre um professor e um aluno da Escola Estadual Fernando Costa, no Centro de Lins (SP), foi parar na polícia. Um vídeo, gravado por um dos estudantes e que viralizou nas redes sociais, mostra a briga dentro da sala de aula. Nas imagens o professor aparece já exaltado, pedindo que o aluno saia da sala.
- Professor: Rapaz, sai da minha aula. Sai da minha aula! Você vai ser expulso. Sai da minha aula.
O professor repete a ordem várias vezes, mas o estudante apenas ri, recusando-se a levantar. Em outro momento da gravação, o estudante fala algo para o professor, que o interrompe:
-Professor: Cala boca. Cala a boca, menino.
-Estudante: Cala a boca você, seu arrombado.
Na sequência o adolescente faz insinuações sobre a sexualidade do professor, arrancando risadas dos colegas que assistem à cena.
-Professor: Você vai ser expulso da escola.
-Estudante: E você acha que eu estou ligando?
-Professor: Você vai provar o que você está falando, hein
-Estudante: E você vai provar pro meu pai também
Queixa
O professor foi até a delegacia e o caso foi registrado por ato infracional de injúria e desacato. A reportagem do G1 entrou em contato com a escola, que informou que suspendeu o estudante das aulas por dois dias.
A Diretoria Regional de Ensino de Lins informou que os responsáveis pelo aluno foram chamados e que destacou um supervisor para acompanhar o caso.
A diretoria afirmou, ainda, que vai intensificar as ações pedagógicas com foco pela cultura de paz.
Agressões
Em fevereiro deste ano, outros dois casos de agressões a professores foram registrados em escolas em Lins. Em uma das ocorrências, o professor de 62 anos ficou com o rosto ensanguentado após ser agredido com socos por um aluno, que ainda arremessou um caderno contra ele.
Já o segundo caso de agressão também ocorreu em escola estadual. De acordo com o boletim de ocorrência, um professor de 41 anos e um cuidador, de 23, foram agredidos e ameaçados por um aluno de 12 anos.
De acordo com o boletim de ocorrência, o aluno partiu para cima do professor com tapas e socos, provocando lesões nos braços. Um cuidador da escola tentou apartar a confusão e também foi atingido. Ainda segundo o boletim de ocorrência, o aluno ameaçou o professor de morte.