APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Seg, 29 de Abril 2013 - 14:25

A voz do professor na mídia é tema do mestrado da jornalista Fernanda Campagnucci na USP

Por:

   "O Silêncio do Professorado na Educação" é o título do mestrado que a jornalista Fernanda Campagnucci está concluindo na Faculdade de Educação da USP. "Há uma configuração desfavorável para que os docentes participem das discussões", lamenta a jornalista, que é editora do Observatório da Educação, criado pela ONG Ação Educativa.

    Apesar de não haver mais mecanismos legais que impeçam o professor de se expressar, caso da já revogada Lei da Mordaça, ainda há um misto de constrangimento e medo nas escolas.

    Todos que acompanham a cobertura de temas jornalísticos relacionados à Educação sabem que muitas vezes os professores que estão na sala de aula não são sequer ouvidos nas reportagens e debates. Mas, na maioria das vezes, eles não querem realmente falar, porque não podem ou acreditam que é melhor evitar declarações, para não sofrer coação.

    O mestrado de Fernanda Campagnucci revela que quando o assunto é Educação, quem aparece para falar em debates públicos e reportagens são os chamados especialistas, pesquisadores acadêmicos, economistas e representantes do Governo.

    De acordo com a jornalista, há fatores como o papel do professor na sociedade contemporânea e a existência de mecanismos administrativos e burocráticos que tolhem a liberdade de expressão do 'profissional de ponta', o que está na sala de aula que, afinal, seria o mais apto a falar sobre temas como currículo e formação docente.

    "Há ainda representações que circulam no imaginário social, como o despreparo dos docentes", explica Fernanda, que destacou em um artigo sobre a valorização profissional que "um olhar mais atento para as imagens do professor na mídia não deixa de captar uma flagrante contradição: de um lado, os docentes são retratados como heróis, sofredores, vocacionados, vítimas, salvadores. Por outro lado, a mesma mídia denuncia como são preguiçosos os docentes, negligentes, mal formados, desmotivados e acomodados".

    O professor da Faculdade de Educação da USP Ocimar Alavarse, que também pesquisa o tema, acredita que haja ainda o receio de se uma exposição profissional negativa em matérias que apontam as falhas do ensino público e o medo pelo suposto controle da imprensa ou deturpação de declarações e situações expostas.

    A autora do mestrado defende que os professores podem fazer a diferença ao expressar-se sobre os desafios da Educação. "A sociedade tem muito a ganhar, mas eles têm de se dispor", acredita.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011