Ter, 28 de Junho 2016 - 15:35
Por: Ana Maria Lopes
A psicóloga Ana Karina Amorim Checchia entrevistou coordenadores, professores e estudantes da disciplina Psicologia da Educação e acompanhou as aulas durante uma semestre. O resultado do seu trabalho está na tese de doutorado "Contribuições da Psicologia Escolar para a formação de professores: um estudo sobre a disciplina Psicologia da Educação nas Licenciaturas", apresentada ao Instituto de Psicologia da USP, em 2015.
A Psicologia Escolar também foi foco do mestrado da pesquisadora que, entre 2004 e 2006, investigou o que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência.
Anna Karina defende a proposta de que a Psicologia da Educação seja uma aliada na luta pela humanização das relações escolares e pela Educação pública de qualidade.
"Temos que ter como alicerce discussões neste campo do conhecimento voltadas para a explicitação do caráter ideológico de teorizações psicológicas naturalizantes e a problematização de estereótipos e preconceitos cientificamente legitimados que atravessam as relações escolares, bem como do reducionismo de questões socialmente constituídas ao âmbito individual", explica a psicóloga na apresentação da pesquisa.
A tese de 257 páginas é embasada teoricamente em uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar, fundamentada no pensamento marxista. O ensino da disciplina nos cursos superiores foi oficializado no País em 1931.
Além de investigar contribuições deste campo para a formação inicial de professores, a autora estuda como reflexões em Psicologia Escolar refletem no processo de escolarização. A pesquisou aborda temas essenciais do cotidiano de professores e estudantes, como o fracasso escolar, as queixas que têm provocado um processo de medicalização da Educação e as relações intersubjetivas.estabelecidas no cotidiano escolar.
SERVIÇO: A tese "Contribuições da Psicologia Escolar para a formação de professores: um estudo sobre a disciplina Psicologia da Educação nas Licenciaturas", de Ana Karina Amorim Checchia, está publicada na Biblioteca de Teses e Dissertações da USP. Contatos com a autora através do e-mail anakarina.ak.ac@gmail.com