APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Ter, 28 de Junho 2016 - 15:35

Com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar, pesquisadora da USP analisa a formação de professores

Por: Ana Maria Lopes

 

A psicóloga Ana Karina Amorim Checchia entrevistou coordenadores, professores e estudantes da disciplina Psicologia da Educação e acompanhou as aulas durante uma semestre. O resultado do seu trabalho está na tese de doutorado "Contribuições da Psicologia Escolar para a formação de professores: um estudo sobre a disciplina Psicologia da Educação nas Licenciaturas", apresentada ao Instituto de Psicologia da USP, em 2015.

A Psicologia Escolar também foi foco do mestrado da pesquisadora que, entre 2004 e 2006, investigou o que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência.

Anna Karina defende a proposta de que a Psicologia da Educação seja uma aliada na luta pela humanização das relações escolares e pela Educação pública de qualidade.

"Temos que ter como alicerce discussões neste campo do conhecimento voltadas para a explicitação do caráter ideológico de teorizações psicológicas naturalizantes e a problematização de estereótipos e preconceitos cientificamente legitimados que atravessam as relações escolares, bem como do reducionismo de questões socialmente constituídas ao âmbito individual", explica a psicóloga na apresentação da pesquisa.

A tese de 257 páginas é embasada teoricamente em uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar, fundamentada no pensamento marxista. O ensino da disciplina nos cursos superiores foi oficializado no País em 1931.

Além de investigar contribuições deste campo para a formação inicial de professores, a autora estuda como reflexões em Psicologia Escolar refletem no processo de escolarização. A pesquisou aborda temas essenciais do cotidiano de professores e estudantes, como o fracasso escolar, as queixas que têm provocado um processo de medicalização da Educação e as relações intersubjetivas.estabelecidas no cotidiano escolar.                                                         

SERVIÇO: A tese "Contribuições da Psicologia Escolar para a formação de professores: um estudo sobre a disciplina Psicologia da Educação nas Licenciaturas", de Ana Karina Amorim Checchia, está publicada na Biblioteca de Teses e Dissertações da USP. Contatos com a autora através do e-mail anakarina.ak.ac@gmail.com

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011