Qui, 23 de Março 2017 - 15:22
Por: Ana Maria Lopes
Coordenador Pedagógico da EE Professor Cícero Usberti, Ricardo Francisco Franco concluiu, em 2016, o seu Mestrado em Letras na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul com a dissertação "O jogo social da comunicação: a práxis da linguagem como desafio no gênero anúncio publicitário".
A experiência como professor de Língua Portuguesa inspirou o professor a pesquisar uma metodologia de ensino do estilo publicitário. "Nas aulas de Português no 8º ano da Escola Cícero Usberti, constatamos que o material da Secretaria da Educação traz situações deslocadas da realidade, que não contribuem para a aprendizagem do gênero específico", explica Ricardo Franco.
A partir do Caderno do Aluno, desenvolvido e fornecido desde 2009 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o professor elaborou uma Sequência Didática, com o objetivo de melhorar a recepção e a posterior produção do gênero anúncio publicitário, que é responsável por influenciar o comportamento de leitores/consumidores.
Sobre as referências acadêmicas da pesquisa, o professor explica: "Utilizamos a concepção discursiva de Bakhtin (1997), o conceito de SD adotado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), além do conhecimento sobre anúncio publicitário de Carvalho (2014).".
No trabalho de 140 páginas, Ricardo Franco ofereceu para análise dos estudantes anúncios de calçados, eletrodomésticos, carros e outros textos publicitários. "Tivemos que proporcionar outros elementos textuais e discursivos desconhecidos dos jovens, para realizar a comparação da produção inicial e final dos estudantes", explica o professor.
O resultado foi positivo: ao final da Sequência Didática, os alunos do 8º ano da escola, localizada no município de Valentim Gentil, já estavam dominando a estrutura do gênero trabalhado durante as aulas.
"Esta pesquisa traz um exemplo, uma maneira de lidar com os textos no que diz respeito à função social. Os gêneros discursivos são uma ferramenta que fornece instrumentos importantes para o ensino da leitura e escrita em sala de aula, uma vez que possibilitam o uso real da linguagem", conclui o professor Ricardo Franco.
SERVIÇO: Contatos com o professor/pesquisador Ricardo Francisco Franco através do e-mail: