Ter, 27 de Janeiro 2015 - 14:35
Por: Ana Maria Lopes
Apesar de ser considerada uma disciplina abstrata e de alta complexidade pela maioria dos estudantes, a Física está relacionada a questões cotidianas, como os celulares e outras tecnologias. A partir desta constatação, o professor Osvaldo Canato Júnior apresentou seu doutorado "Física Quântica e Formação Docente: Confluência de Várias Redes", defendendo a possibilidade de interligação das áreas da Física no Ensino Médio.
A tese apresentada no Instituto de Física da USP discute a introdução do ensino em rede como solução para o currículo. "A Física está presente no cotidiano, até em artefatos, como o celular, o laserpoint e a microeletrônica", explica o professor do Instituto Federal de São Paulo.
A Física Quântica abriu o caminho para a complexidade dos materiais e da vida. "Entre as demais ciências, ela fundamenta a química fina, a biologia molecular e inúmeras aplicações práticas. No cotidiano tecnológico, a quântica é a alma conceitual das telecomunicações e das redes informáticas, instrumentalizando todas as atividades humanas, das relações pessoais às práticas médicas, e condicionando a emergência de uma sociedade em rede", define Canato na apresentação do trabalho de 273 páginas.
O pesquisador atua na formação de professores e coordena projetos de educação à distãncia, após 23 anos de experiência no Magistério em escolas particulares e públicas. “Trabalhando com a licenciatura do Instituto de Física, percebi que, além de introduzir a Física Moderna no Ensino Médio, é preciso também avaliar como a disciplina é abordada", esclarece.
Segundo Censo Escolar de 2013, apenas 19,2% dos professores de Física possuem formação na disciplina, o que dificulta ainda mais o processo de ensino/aprendizagem. "Tudo depende de como o tema é colocado. Não faz sentido falar de física quântica a partir de fórmulas, mas levando para o concreto, a disciplina é bem recebida", explica o professor.
Sendo convergência e fonte de várias redes, a quântica pode cumprir importante papel na trama de redes de significados no processo. "Formar os professores para tais práticas pode dar mais significado a esse domínio científico já presente em nossa escola básica, mas cujo sentido real frequentemente escapa para quem aprende tanto quanto para quem ensina", defende Osvaldo Canato na conclusão do trabalho.
SERVIÇO: A íntegra da tese "Física Quântica e Formação Docente: Confluência de Várias Redes", de Osvaldo Canato Júnior, pode ser acessada na Biblioteca Digital da USP: