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Teses e Dissertação

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Qua, 19 de Junho 2013 - 14:50

Economista confirma em doutorado que investimentos em Educação podem reduzir o crime

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Um doutorado recém-finalizado na USP comprova uma tese popular nos discursos sobre educação: a escola de qualidade é um poderoso fator de combate ao crime.

"Uma análise econômica da relação entre a educação e a violência" é o título do doutorado em Economia Aplicada apresentado por Kalinca Léia Becker na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo.

A economista pesquisa o tema desde 2009; antes, já havia defendido uma tese de mestrado sobre a remuneração do trabalho do professor no ensino fundamental público brasileiro.

Para analisar a relação entre educação e violência, Léia realizou dois ensaios, um a partir da análise de dados e outro levando em conta fatores do ambiente escolar. O primeiro ensaio fornece uma análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios.

"Já no segundo ensaio, são analisados alguns fatores do ambiente escolar e do seu entorno que podem contribuir para a manifestação do comportamento violento dos alunos, com base na teoria da interação social que estabelece que as ações dos indivíduos são influenciadas tanto pelas redes sociais que eles formam quanto pelas ações de seus antecessores", explica a pesquisadora na apresentação do trabalho.

Para cada 1% do orçamento investido em educação, a violência diminui em 0,1%, segundo o estudo da economista, que aponta ainda que, nas escolas com atividades extracurriculares, como esporte, artes e cultura, há uma redução de 0,96% na possibilidade de um aluno cometer um ato agressivo.

Por outro lado, os resultados mostram que a possibilidade de observar um ato agressivo de um aluno é maior em ambientes escolares com traços da violência, onde foram registradas ações hostis de professores ou crimes contra patrimônio, contra a pessoa, tráfico de drogas ou atuação de gangues.

"De forma geral, os resultados desta tese indicam que políticas públicas na área de educação podem ser usadas como forma de combater a violência no médio e longo prazo e, para isso, é necessário que a escola funcione como um espaço para desenvolver conhecimento, habilidades e noções de moralidade e civilidade", conclui a economista.

SERVIÇO: "Uma análise econômica da relação entre a educação e a violência", de Kalinca Léia Becker, está disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Acesse www.teses.usp.br

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