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Teses e Dissertação

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Qua, 18 de Junho 2014 - 12:27

Início de carreira dos professores de Educação Física é tema de mestrado em São Carlos

Por: Ana Maria Lopes

"Práticas Pedagógicas de uma professora de Educação Física de início de carreira: Um estudo de caso" é o título do Mestrado em Educação de Cátia Silvana da Costa, professora da rede estadual em Bauru.

A dissertação apresentada à Universidade Federal de São Carlos em 2013 aborda a formação inicial em Educação Física e contextualiza a disciplina, retomando o seu percurso histórico. Subsidiada por uma pesquisa qualitativa, a pesquisadora avaliou o caso de uma professora de Educação Física em seu quarto ano de atuação profissional nas séries iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas da rede de ensino da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, em Bauru.

A partir de observações, pesquisas e documentos, foram estabelecidos os seguintes eixos de análise: conteúdo escolar, natureza das práticas: organização, fundamentação e avaliação, dilemas docentes e desafios da Educação Física na escola: intervenções, relações e perspectivas.

"O diálogo estabelecido com a literatura, as trocas com os pares, os cursos e as experiências iniciais revelam a intencionalidade das ações da participante e o seu compromisso com os alunos e com a própria formação", analisa Cátia Silvana.

A pesquisadora relata em sua dissertação como a sua própria experiência profissional como professora e Educação Física e, depois, como coordenadora de um Núcleo Pedagógico na Diretoria de Ensino de Bauru e região também foi essencial para a fundamentação do trabalho.

O trabalho é ilustrado por imagens que fazem parte da rotina dos professores de Educação Física como registros de ginástica artística, recursos para os jogos de salão, brinquedos e estratégia para o jogo Queimada.

A dissertação reafirma a necessidade de políticas públicas que compreendam o professor como construtor e transmissor de saberes. "Acredito que este estudo contribua para o início de reflexões imprescindíveis à sistematização de diretrizes de políticas públicas de formação inicial e continuada de professores de Educação Física que atuam e que irão atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas da SEE-SP, e, concomitantemente, promover novos diálogos sobre práticas pedagógicas de professores de Educação Física iniciantes", conclui a professora.

SERVIÇO: "Práticas Pedagógicas de uma professora de Educação Física de início de carreira: Um estudo de caso", de Cátia Silvana da Costa, está publicada na Biblioteca Comunitária da UFSCar: www.bco.ufscar.br

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