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Qui, 17 de Novembro 2011 - 17:37

Literatura Infantil e Juvenil: Uma Proposta Interdisciplinar

Um grupo de professores da PUC de São Paulo, vinculados a diferentes áreas do conhecimento como Filosofia, História e Literatura, desenvolveu projeto de pesquisa sobre a importância da literatura na construção do conhecimento. Os principais textos utilizados no trabalho foram ?O patinho realmente feio e outras histórias malucas?, de Jon Scieszka, e ?Bisa Bia, Bisa Bel?, de Ana Maria Machado.

Por: Contato: Professora Anna Maria Furtado

Literatura Infantil e Juvenil: Uma Proposta Interdisciplinar

Um grupo de professores da PUC de São Paulo, vinculados a diferentes áreas do conhecimento como Filosofia, História e Literatura, desenvolveu projeto de pesquisa sobre a importância da literatura na construção do conhecimento. Os principais textos utilizados no trabalho foram “O patinho realmente feio e outras histórias malucas”, de Jon Scieszka, e “Bisa Bia, Bisa Bel”, de Ana Maria Machado.

Vários outros textos da literatura infantil e juvenil também foram temas de discussão dos pesquisadores, cujo objetivo é repensar a prática de leitura, o exercício educacional e o próprio processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa “Literatura Infantil e Juvenil: Uma Proposta Interdisciplinar” foi organizada em quatro eixos: literatura e construção do conhecimento, história, literatura e interdisciplinaridade, antropologia, literatura e o estudo do tempo e conhecimento e interdisciplinaridade.

A Profª Drª Anna Maria Garzone Furtado lecionou História na rede estadual durante parte de sua carreira docente e coordenou o trabalho, que teve ainda a participação das professoras Vitória Helena Cunha Espósito, Maria dos Prazeres Mendes e Vera Bastazin, que também organizou os textos para a publicação da pesquisa pela Editora Articulação Universidade Escola.

“Para o educador, trabalhar interdisciplinarmente é alimentar-se de diferentes fontes de saber. É importante diversificar o repertório sobre o processo de ensino, hoje mais desafiador do que em qualquer outro tempo devido ao grande volume de informações”, diz Vera Bastazin, que é professora e pesquisadora de Teoria Literária e Literatura.

Uma das teses defendidas durante a teleconferência promovida recentemente pela APEOESP sobre currículo escolar também é eixo da pesquisa. “A rapidez das inovações tecnológicas e outros desafios do mundo contemporâneo exigem agilidade no debate do currículo e algo que é fundamental para uma educação de qualidade nos dias atuais: a interdisciplinaridade”, explica a professora Anna Furtado, defensora da tese do neurocientista Miguel Ângelo Laporta Nicolelis.

Candidato brasileiro ao Prêmio Nobel de Ciência, Nicolelis costuma dizer que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o cérebro não é formado por ilhas funcionais segregadas; ele é um contínuo. As autoras utilizam outros estudos sobre o aprendizado e o acúmulo de experiências como estímulo para o desenvolvimento de inteligências e competências múltiplas, que se revelam de forma integrada. “É urgente que a escola utilize-se das descobertas científicas para avançar no processo de ensino/aprendizagem e repensar os conteúdos sob uma perspectiva multidisciplinar”, resume Anna Maria.

As professoras / autoras da pesquisa e do livro realizam palestra sobre esta proposta interdisciplinar nas escolas.

Contato: Anna Maria Furtado (11) 3862 6679

O livro “Literatura Infantil e Juvenil: Uma Proposta Interdisciplinar” é da Editora Articulação Universidade Escola: (11) 3672 2664

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