Qui, 28 de Novembro 2024 - 16:07
Mestrado avalia desdobramentos do Saresp nas práticas pedagógicas
Por: Por: Ana Maria Lopes
O professor Fábio Renato Manzoli obteve o seu título de Mestre em Processos de Ensino, Gestão e Inovação na Universidade de Araraquara – Uniara – com a dissertação "Os desdobramentos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo nas práticas pedagógicas dos professores e gestores da rede paulista de educação".
Em 112 páginas, o trabalho identifica desdobramentos do SARESP nas práticas pedagógicas a partir das perspectivas dos professores e gestores escolares, com destaque para a realização de atividades específicas para alavancar os resultados do SARESP..
"A hipótese central é que as práticas pedagógicas são modificadas com a finalidade de avançar, em valores absolutos, os indicadores educacionais do SARESP", explica o professor na apresentação do trabalho.
Com experiência nas mais diversas funções da Educação, como assessor pedagógico, coordenador e supervisor de ensino, Fábio Renato Manzoli depara-se frequentemente no seu trabalho com os desdobramentos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP).
Professores e gestores escolares da rede estadual participaram da pesquisa, respondendo a um questionário online, no qual apontaram que o Saresp requer um processo de formação mais aprofundado.
"O conhecimento dos gestores escolares das consequências de alcançar ou não os resultados estabelecidos pelas metas do IDESP favorece instruções que suscitam a equipe docente à organização de atividades específicas para o preparo ao SARESP, alterando o planejamento inicial do trabalho dos professores, desfocando do sujeito aluno a centralidade das ações pedagógicas para os resultados do instrumento avaliativo", conclui o pesquisador que, agora dedica-se também a divulgar os resultados do seu trabalho através de encontros pedagógicos, com o objetivo de propor melhoria no processo de ensino e aprendizagem.