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Teses e Dissertação

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Ter, 16 de Julho 2013 - 18:14

Mestrado sobre gestão aponta a carência de especialistas em inclusão em escola pública

Por:

Professora de Geografia em Presidente Prudente, Regina Rita da Silva Santos é autora de uma dissertação de mestrado sobre gestão escolar, com destaque para as políticas públicas para a educação inclusiva.

"Gestão escolar para uma escola inclusiva - conquistas e desafios" foi apresentada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista, em 2011. O trabalho de 91 páginas apresenta a pesquisa da professora Regina sobre as ações desenvolvidas pela gestão escolar para garantir um ambiente inclusivo em uma escola pública da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente.

A metodologia proposta pela autora envolve a abordagem qualitativa dos profissionais que atuam na escola: diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico do ensino fundamental e coordenador pedagógico do ensino médio. Parte destes profissionais revelou, durante as entrevistas, desconhecer a política educacional do Governo do Estado de São Paulo para a educação inclusiva.

Na coleta de dados, foram utilizadas entrevistas individuais, com roteiros elaborados previamente e análise documental; planos de trabalho das coordenadoras pedagógicas; atas das HTPCs e proposta pedagógica da escola.

Segundo a pesquisadora, os princípios que norteiam a proposta de educação inclusiva na unidade escolar ainda não estão bem definidos para os gestores oficiais. "Apesar de prevalecer o entendimento de gestão compartilhada, os entrevistados não mostraram a necessidade dessa gestão para a construção de uma escola inclusiva", explica Regina Rita.

Para a professora, "diante do desafio da inclusão escolar, é importante colocar em ação os meios pelos quais ela verdadeiramente se concretize, ou seja, transformar os sistemas e as políticas educacionais, a organização e o funcionamento das escolas e, principalmente, as concepções, atitudes e práticas dos docentes, além da formação em graduação dos professores.".

Na escola pesquisada, as ações da gestão para a educação inclusiva são pontuais, isoladas e não estão fundamentadas, organizadas ou planejadas nas diretrizes gerais adotadas pela equipe.

A pesquisadora destaca, na conclusão do seu mestrado, que "a Secretaria de Estado da Educação deve ampliar a contratação de especialistas - cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, entre outros - que poderão, por meio do seu trabalho específico, auxiliar no desenvolvimento global desses alunos, tornando-os independentes, auxiliando os gestores e docentes na contribuição para a sua inserção futura na sociedade.".

SERVIÇO:

A íntegra da dissertação "Gestão escolar para uma escola inclusiva - conquistas e desafios" está na Biblioteca Dgital de Teses e Dissertações da Unoeste:http://tede.unoeste.br/tede/.

Contatos com a autora, professora Regina Rita da Silva Santos, através do e-mail regrita7@gmail.com

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