Ter, 17 de Outubro 2017 - 18:00
Por: Ana Maria Lopes
O debate provocado pela recente aprovação de um projeto de lei que libera o uso do celular em sala de aula para atividades pedagógicas chama a atenção para o trabalho de professores como Marcio Donizete Pereira, que obteve o título de Mestre em Ensino de Física no último mês de agosto, ao defender a dissertação "O estudo da poluição sonora por estudantes de ensino médio usando smartphone".
Antes da pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos, o professor já havia percebido como a invasão da tecnologia aumentou o desinteresse dos estudantes pelas disciplinas tradicionais. Para reverter este quadro, Marcio Donizete utilizou os próprios smartphones como aliados do projeto que deu suporte a sua pesquisa. O professor desenvolveu um material para abordagem teórica e prática sobre a poluição sonora. "Inclui até medidas da intensidade sonora, utilizando smartphone e o aplicativo Sound Meter", explica.
A sequência didática foi aplicada em uma sala de aula de Ensino Médio da EE Vila Olinda II, localizada em Embu das Artes. Os dados coletados foram utilizados para a verificação da metodologia, a partir das atividades desenvolvidas em classe.
"O projeto despertou um grande interesse nos alunos e abriu a possibilidade de estudar conceitos físicos através da poluição sonora", explica o professor na apresentação do trabalho de 91 páginas.
Segundo a pesquisa, a abordagem da poluição sonora na escola de ensino médio é importante para que os alunos possam entender os danos provocados por esse tipo de poluição ambiental e aprendam a lidar adequadamente com ela.
Além de apresentar uma solução mais interessantes para o Ensino da Física, a dissertação de Marcio Donizete Pereira ilustra como os aplicativos instalados nos smartphones podem ser aliados para alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem.
"Temos que modificar a forma de ensinar e aprender. É um desafio criar uma estratégia de ensino que consiga tornar o ensino de física mais agradável para o aluno e ao mesmo tempo leve em conta a concorrência que o assunto da aula tem com os recursos oferecidos pelos smartphones", ensina Marcio Donizete Pereira.
SERVIÇO:
A dissertação de mestrado "Estudo da poluição sonora por estudantes do ensino médio usando smartphone" está publicada na íntegra no Repositório Institucional da UFSCar:
https://repositorio.ufscar.br/
Contatos com o autor do trabalho, professor Marcio Donizete Pereira, através do e-mail: