Qui, 10 de Março 2022 - 15:13
Por: Ana Maria Lopes
Diretor da EE Eça de Queiroz, em Diadema, Edimicio Flaudisio Silva acabou de concluir doutorado pela PUC de São Paulo, sobre um tema essencial, a gestão democrática das escolas. A tese "Gestão democrática na perspectiva de Paulo Freire: narrativas autobiográficas", com orientação da pesquisadora Ana Maria Saul, foi apresentada na PUC no dia 04 de março.
Segundo o professor Edimicio, há pouco espaço para a tomada de decisões sobre a política curricular no âmbito da própria escola e o debate sobre questões como o conteúdo a ser ensinado, provas e material didático vem ganhando força. "A tese é uma autorreflexão crítica de minha prática como diretor, de modo a identificar possibilidades e limites da gestão democrática em uma escola pública de ensino fundamental sob uma ideologia de controle", explica.
A experiência como professor, vice e, agora, diretor de escola, foi essencial para a pesquisa. "São analisadas cenas emblemáticas que acontecem em momentos importantes da vida da escola: planejamento e desenvolvimento do currículo, formação dos professores, reuniões pedagógicas, reuniões de pais e avaliação dos alunos", descreve o pesquisador.
Além de Paulo Freire, Edimicio Flaudisio teve como referencial teórico autores alinhados à concepção freiriana, como Ana Maria Saul, Luís Armando Gandin, Vitor Henrique Paro e Licínio C. Lima, que abordam a gestão democrática sob uma perspectiva crítico-emancipadora.
A tese, que será publicada na Biblioteca Digital da PUC, apresenta indicações para a construção de uma gestão democrática na escola, revelando os conflitos existentes e as possibilidades de resistência.