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Teses e Dissertação

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Sex, 13 de Janeiro 2012 - 12:34

O ensino da temática racial é tema de mestrado na Unesp

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A professora Valéria Pavão de Souza Palú acaba de obter o seu título de Mestre em Educação com a dissertação “O ensino da temática racial: formação e práticas docentes na Educação Escolar”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. A pesquisa, realizada no campus da Unesp em Presidente Prudente e orientada pela Profª Drª Maria de Fátima Salum Moreira, trata das trajetórias de formação, concepções e práticas de professoras, com ênfase na forma como abordam a temática racial.

Valéria Palú analisou relatos de docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental I, formadas em Pedagogia e que participaram do “Programa São Paulo: Educando pela diferença para a igualdade”. A partir dos depoimentos, a pesquisadora analisou as trajetórias de formação, escolares e não escolares, em face da temática racial e seu ensino, e verificou as concepções de “raça”, “racismo”, “preconceito” e “discriminação” expostas e suas possíveis associações com as ideias de “diferença” e “desigualdade etnicorracial”.

A autora analisou e interpretou ainda os relatos sobre as atuais práticas escolares no ensino da temática racial, comparando, por exemplo, relatos de vivências que pudessem propiciar pistas de sua intersecção com as concepções e práticas das professoras, no tratamento das relações etnicorraciais no ambiente escolar. Segundo Valéria Palú, “a análise dos dados indica que as relações sociais que compuseram as trajetórias de formação das docentes é permeada pela prática de racismo, preconceito e discriminação, tanto no interior de suas famílias, quanto em escolas ou em demais espaços de sociabilidade”.

Entre os principais resultados, é possível destacar que, apesar de a maioria não expressar um significativo (re)conhecimento das perspectivas teóricas e críticas das ciências que estudam o ensino da temática racial, as docentes mencionaram várias questões de ordem social, cultural e política implicadas no problema; demonstraram ter constituído suas primeiras sensibilizações e apreensões quanto aos seus modos de se relacionar em face de situações de preconceito e discriminação racial, a partir de sua participação no Programa Educando.

As professoras reivindicaram políticas de formação que lhes oferecessem oportunidade de obter maiores conhecimentos e informações com a temática, apontando enfaticamente a descontinuidade na formação e o fraco apoio, por parte da escola e do sistema educacional, na formação dirigida aos profissionais desse nível de ensino (1º a 5º ano).

Uma conclusão muita positiva é o fato de as profissionais demonstrarem disposição para discutir a importância do ensino da temática e também em apontar aquilo que consideram avanços, em sua prática de ensino no tema.

A dissertação de mestrado de Valéria Palú oferece pistas para a discussão e a definição de uma política de formação inicial e continuada de professores, em que seja dada a devida importância às necessárias redefinições quanto às formas de organização do sistema escolar e às políticas de formação de professores, em cada nível e modalidade de ensino.

 

SERVIÇO: A dissertação “O ensino da temática racial: formação e práticas docentes na Educação Escolar”, de Valéria Pavão de Souza Palú, está publicada na íntegra no Catálogo Athena da Biblioteca da UNESP: http://www2.fct.unesp.br/biblioteca/baseathena.php.

Contatos com a autora através do e-mail pavaopalu@life.com.br

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