Qui, 07 de Janeiro 2016 - 11:50
Por: Ana Maria Lopes
A análise da concepção política do currículo "São Paulo Faz Escola" e o papel da disciplina de Filosofia é o tema da dissertação de mestrado do professor José Antônio Leandro Filho, apresentada na Universidade do Oeste Paulista.
"Fiz uma pesquisa crítico-interpretativa e adotei como procedimento metodológico a análise de documentos”, explica o professor da EE Drª Isabel Campos,, de Presidente Venceslau.
Educador da rede estadual desde 2006, Leandro Filho iniciou o Mestrado em Educação em 2013. “A pesquisa aponta que a política educacional praticada no Estado de São Paulo enfatiza o discurso de competências e habilidades, em consonância com os cânones do neoliberalismo”, acredita.
Para Leandro Filho, há influências de órgãos regulatórios internacionais na política educacional paulista. “Encontram-se a serviço do capital e privilegiam exclusivamente a Educação voltada ao mercado de trabalho”, denuncia.
Na apresentação do mestrado, o professor constata que o componente curricular de Filosofia torna-se pragmático através de um material que chega pronto para professores e alunos. Por trás dessa lógica não há grandes exigências para que o professor tenha um conhecimento aprofundado e tampouco uma formação sólida, bastando apenas dominar algumas habilidades e técnicas para manusear o material.
“Professores e alunos têm ainda uma carga horária muito baixa para aprofundar as diferentes temáticas da Filosofia e, por isso, os conteúdos, muitas vezes, são abordados superficialmente, o que impede que a disciplina possa desenvolver seu caráter crítico e reflexivo”, conclui Leandro Filho.
SERVIÇO: Contatos com o pesquisador através do e-mail z2antonio@hotmail.com