Seg, 11 de Janeiro 2016 - 12:28
Por: Ana Maria Lopes
O cancioneiro de Adoniran Barbosa é o tema da tese de doutorado que o professor Carlos Vinicius Veneziani dos Santos apresentou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre os anos de 2012 e 2015, o professor desenvolveu o Estudo Semiótico das Canções de Adoniran Barbosa, o compositor cuja obra já foi tema de espetáculos teatrais, filmes e livros, mas nunca antes havia sido analisada pelo ponto de vista da semiótica.
Graduado em Filosofia e Mestre em Literatura, Veneziani analisou 33 canções e escolheu 12 para representar as três fases da carreira do compositor; entre elas, clássicos como "Trem das Onze", "Samba do Arnesto" e, é claro, "Saudosa Maloca".
Um depoimento de Adoniran prevendo a possível perenidade de "Saudosa Maloca" serve de introdução à tese de 279 páginas. "Eu fico observando a reação das pessoas diante de alguns fatos e disso sai uma música que agrada. Que nem 'Saudosa Maloca' não morre nunca, creio. Todo dia, uma casa é derrubada e cada casa que cai o cara lembra da minha música", disse o compositor.
A tese de Veneziani analisa as canções em três módulos principais: a figuratização, a tematização e a passionalização. "O método baseia-se na semiótica greimasiana, do pensador lituano Algirdas Julien Greimas, que estudou a construção do sentido de um texto por três níveis, fundamental, narrativo e discursivo", explica o pesquisador.
Veneziani trabalhou com a abordagem de análise semiótica da canção criada a partir deste método pelo professor do Departamento de Linguística da FFLCH Luiz Tatit, que foi seu orientador para o trabalho.
"Inicialmente, analisa-se a fala natural do compositor, explorando o dizer. Depois, as canções com letras afirmativas, repetitivas e normalmente associadas a temas de comemoração ou exaltação. E, por fim, a passionalização investe nas variações de grave e agudo com músicas que costumam girar em torno de temáticas de disjunção entre o objeto desejado e o sujeito", descreve Veneziani.
O pesquisador aponta que o modo de compor de Adoniran tende principalmente para a figuratização. "São canções que valorizam o falar, com o uso de variações linguísticas e a presença da fala natural e de elementos da realidade e dos seus principais temas, que giram em torno da cidade de São Paulo", conclui.
Uma curiosidade levantada pelo doutorado pelo Veneziani é o fato de que, a exemplo de outros compositores populares, Adoniran não estudou Teoria Musical, o que talvez explique o fato de que ainda há poucos trabalhos acadêmicos sobre sua obra, de inegável relevância artística e com presença garantida na memória afetiva dos habitantes da cidade de São Paulo.
SERVIÇO: A tese de doutorado "Estudo Semiótico das Canções de Adoniran Barbosa" está disponível na íntegra na Biblioteca Digital da USP: www.usp.br.