Qui, 30 de Janeiro 2025 - 17:16
Professor analisa conexão das escolas com comunidades tradicionais em doutorado na Unicamp
Por: Por: Ana Maria Lopes
Professor na escola onde cursou o Ensino Fundamental, Paulo César Franco dedicou seu doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp à conexão entre o saber acadêmico e as comunidades tradicionais.
"Experiências Filosóficas e Literárias entre Pescadores de Manjuba de Iguape, Litoral Sul de São Paulo" é uma tese em defesa da Educação que conhece, valoriza e dialoga com a comunidade, seja ela caiçara, quilombola, indígena ou periférica.
"Leciono atualmente em uma escola rural cujo bairro é predominantemente de pescadores caiçaras, a EE Elvira Silva, onde fiz o Fundamental. No meu tempo de estudante, entre 1986 a 1991, nós dialogávamos com a cultura caiçara. Quando me tornei professor de filosofia, eu queria que os estudantes voltassem a se aproximar destes saberes", explica o professor.
No trabalho de 141 páginas, o pesquisador utilizou informações da sua própria biografia e experiência pedagógica em três personagens fictícios. Tapari, João Zito e Nhá Domingas expressam a riqueza e diversidade dos saberes tradicionais dos pescadores do Iguape, no Vale do Ribeira.
"Entendo a pesca da manjuba como um assunto que possibilita uma Educação Caiçara, que marca o estudante no sentido de fazê-lo pensar sobre sua identidade e seu pertencimento territorial", explica em sua tese.
A pesquisa é baseada na Filosofia da Educação e também no Manifesto por uma Educação de Pescadores, que influenciaram o autor; Paulo César Franco apresenta-se como "um pesquisador caiçara, educador e escritor em uma comunidade pesqueira de Iguape".
"Defendo um conceito de experiências filosóficas para expressar as potências literárias que estão presentes no modo de vida dos pescadores caiçaras", diz. Um dos exemplos destas experiências citadas pelo autor acontece em sala de aula, na EE Sebastiana Muniz Paiva, que é uma escola situada exatamente em um bairro de pescadores de Iguape. "Lá, os professores e estudantes estão desenvolvendo um equipamento para monitorar as redes dos pescadores em alto-mar", conta o pesquisador.
"A Educação precisa conectar-se com a sabedoria que pulsa em torno das escolas. Para mim, o estudante da EE Elvira Silva, bem como de todas as escolas situadas em bairro ou território tradicional, precisa receber uma formação que o ajude a escolher se permanecerá no bairro ou seguirá para a cidade", conclui.
Leia a íntegra da dissertação no Repositório de Produção Científica da Unicamp: