Qua, 06 de Janeiro 2016 - 12:26
Por: Ana Maria Lopes
Professor de Filosofia da EE Beatriz Lopes, Jailson Moreira dos Santos é autor do artigo "Angústia em Heidegger, Saramago e Graciliano Ramos", publicado na mais recente edição da Revista de Artes e Humanidades "Contemporâneos", publicação da Universidade Federal do Grande ABC.
O professor traça um paralelo entre o conceito de angústia em Heidegger, a partir de "Ensaio sobre a Cegueira", do português José Saramago, e personagens da obra de Graciliano Ramos.
"Obras como as de Heidegger, Saramago e Graciliano Ramos e, muito anteriormente a obra de Platão, primam pela crítica aos valores da sociedade, demonstrando que a cegueira desvenda as características primitivas do ser humano. Pois todos os sentimentos são desvendados nessas obras, o poder, a obediência, a ganância, o carinho, o desejo, a vergonha; o universo dos dominadores, dos dominados, o universo dos subjugadores e dos subjugados", explica Jailson Moreira.
O professor é Mestre em Antropologia Social pela USP e graduado em Arte e Filosofia.
O artigo "Angústia em Heidegger, Saramago e Graciliano Ramos" está na edição 13 da Revista de Artes e Humanidades da Universidade Federal do Grande ABC, disponível no site www.revistacontemporaneos.com.br
SERVIÇO: Contatos com o professor Jailson Moreira dos Santos, através do e-mail jailson.santos@usp.br