Qui, 03 de Julho 2014 - 18:10
Por: Ana Maria Lopes
O professor de Língua Portuguesa e Filosofia Anderson Ferreira apresentou na última terça-feira, dia 1º de julho, sua defesa de dissertação na PUC de São Paulo sob o título "O discurso de formação de professores: tensões e valores na produção de sentido".
O Mestrado em Língua Portuguesa do professor Anderson foi elaborado a partir dos estudos da Análise do Discurso francófona e tem como tema o estudo da organização e do funcionamento do discurso na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Educação.
"O meu objetivo foi estudar a forma como são gerados os valores e as tensões no discurso de formação de professores da Secretaria, já que os discursos circunscritos na Escola de Formação mitigam questões essenciais para a promoção de uma educação de qualidade na atualidade, como a violência nas escolas, a precarização do ensino público, a valorização profissional, a autonomia da gestão escolar e a formação continuada de professores", explica Anderson Ferreira.
A pesquisa examina práticas discursivas relacionadas à formação no âmbito institucional. "As categorias de análise que operacionalizamos revelam que o discurso de formação de professores está arraigado a fatores econômicos e políticos, às pedagogias hegemônicas e respondem mais facilmente a esses embates, aparentemente, de âmbito escolar", conclui o professor.
Anderson Ferreira já deu início à pesquisa de doutorado na PUC, também em Língua Portuguesa. O tema é "A leitura como prática discursiva e a função-leitor na criação e produção de efeitos de sentido na Pós-Modernidade".
SERVIÇO: Contato com o professor e pesquisador Anderson Ferreira através do e-mail: andersonportovelho@gmail.com