Qui, 26 de Outubro 2023 - 18:03
Professora de Filosofia lança livro com tese de mestrado premiada sobre corpos injuriados na escola
Por: Por: Ana Maria Lopes
Nathalia de Oliveira, professora no ABC Paulista, acaba de lançar "(i) de Injúria", livro que apresenta seu mestrado, concluído na Universidade Federal do ABC em 2021. O trabalho recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses e Dissertações, em 2022.
O tema - corpos injuriados na escola: problematizações para o Ensino da Filosofia - dialoga com estigmas e preconceitos frequentes no ambiente escolar e também avalia materiais didáticos do Programa São Paulo Faz Escola.
A professora e pesquisadora apresenta sua própria experiência com a comunidade escolar de instituições públicas da periferia de São Bernardo do Campo. O objetivo é 'desconstruir' discursos estereotipados a respeito dos corpos injuriados na escola, gordos, negros e homossexuais.
O trabalho filosófico dá visibilidade a questões de gênero, raça e outras temáticas frequentemente marginalizadas pelo julgamento e incompreensão com modos e aparências físicas fora de determinados padrões.
O mestrado e o livro refletem sobre a mudança radical imposta pelas redes sociais ao processo de ensino/aprendizagem. "Corpos e injúrias sempre estiveram presentes no espaço escolar. Hoje, com um clique, essas injúrias viajam o mundo. Uma simples postagem, stories do Instagram, WhatsApp ou Snapchat, um tweet atravessa quilômetros em poucos segundos", exemplica Nathalia.
A experiência didática da pesquisadora também revela os equívocos dos materiais didáticos oferecidos à comunidade escolar, especialmente nas aulas de Filosofia para turmas do segundo ano do Ensino Médio, que não contemplam as diversidades.
O livro "(i) de Injúria" está disponível na Amazon e a tese de mestrado de Nathalia de Oliveira no Sistema de Biblioteca da Universidade Federal do ABC.