Ter, 19 de Abril 2022 - 15:21
Por: Ana Maria Lopes
Professora de História na rede pública de São Paulo, Elaine Martins Donda acaba de publicar, pela Editora Dialética, o livro com o resultado da sua tese de doutorado, "A religião na Restauração Pernambucana e sua repercussão no imaginário cívico regional".
A tese, defendida em novembro de 2021, na Universidade Metodista, analisa a partir do campo das Ciências da Religião e da História, a presença da religião no evento conhecido como Restauração Pernambucana, que aconteceu entre 1645 e 1654. A pesquisadora focou seus estudos especialmente nas principais batalhas da Restauração, para analisar o papel da religião nas tensões coloniais entre luso-brasileiros e holandeses.
"Em primeiro lugar, mostro como controvérsias religiosas entre católicos romanos e protestantes calvinistas foram assimiladas e ressignificadas no contexto da ocupação do Nordeste brasileiro pelos holandeses", explica a professora na apresentação do trabalho. Elaine Donda pesquisou também a repercussão no imaginário cívico regional deste episódio histórico, tendo como suspeita a apropriação a posteriori deste evento, por expressões de civismo regional.
A tese está dividida em quatro etapas: apresentação do contexto da Capitania de Pernambuco, os fatores externos e internos que desencadearam a Restauração Pernambucana, a análise das narrativas e as produções artísticas geradas pelo evento.
Um dos exemplos da influência da Restauração é a criação de ex-votos e painéis, produzidos nos séculos XVIII e XIX, que contribuíram com o imaginário cívico regional. A professora conclui que as divergências religiosas aguçaram tensões e desencadearam a insurreição luso-brasileira.
A pesquisa já está na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Metodista:
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2076