Qui, 12 de Setembro 2019 - 15:59
Por: Ana Maria Lopes
Professor e diretor da rede pública, Danilo Fischer desenvolveu durante sua pesquisa de mestrado um recurso didático para contar a história da Era Vargas através do Facebook. A dissertação de mestrado, apresentada no último dia 05 de agosto no Instituto Federal de São Paulo, tem como título "Criação de uma narrativa digital por meio da rede social Facebook e sua utilização para o ensino da História no contexto do Ensino Médio".
"Durante a pesquisa, realizei um estudo de caso e obtive excelentes resultados, uma vez que os alunos adoraram a ideia", explica Fischer, referindo-se ao seu trabalho no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, o ProfEPT.
A pesquisa de Danilo Fischer sobre o uso das tecnologias digitais, exemplifica com recursos como memes e prints de conversas, uma tendência crescente na Educação: professores das mais variadas disciplinas têm buscado músicas, vídeos, jogos e outros recursos didáticos para ensinar.
"A História traz desafios, já que muitas vezes a disciplina é identificada pelos alunos como abstrata ou pouco estimulante. Podemos oferecer um cenário mais lúdico, motivador e com diferentes possibilidades de aprendizagem", defende o professor.
Danilo Fischer utilizou livros didáticos, apostilas, artigos e sites para estabelecer a sequência cronológica dos 15 anos que entraram para a História como a Era Vargas (1930 – 1945). O autor também pesquisou e selecionou 32 personagens deste período, colecionando inclusive imagens e detalhes biográficos de figuras como a ativista Olga Benário e o chefe de Polícia Filinto Muller.
A apresentação dos personagens tem um papel fundamental na narrativa e o formato do Facebook permite que os alunos analisem o perfil e as particularidades da época. Como exemplo, uma destas personagens selecionadas, a jornalista Patrícia Galvão, primeira mulher brasileira a ser presa política, avisa em uma postagem: "os trabalhadores do campo e as empregadas domésticas não estão representados, assim como milhares de brasileiros" e complementa com a popular hashtag #vaiterluta.
"Diante da impossibilidade de manter vários perfis de personagens históricos, que poderiam ser bloqueados por serem fakes, optei pelo chamado 'template editável', que é muito lúdico e tem várias funções", explica o pesquisador que decidiu compartilhar o link do seu projeto com todos os professores, através da APEOESP.
"Criei esta produto educacional com uma licença que permite que outros pesquisadores, estudantes e professores utilizem e modifiquem, de acordo com suas necessidades", explica.
SERVIÇO: Complemento da dissertação de mestrado de Danilo Fischer, a apostila "Era Vargas: uma narrativa digital sobre as inter-relações entre trabalho, política, cultura e economia" já está disponível na Plataforma Educapes:
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552540