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Teses e Dissertação

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Sex, 14 de Junho 2024 - 18:26

Tese premiada propõe reflexão sobre a formação em matemática na Educação de Jovens e Adultos

Estudo promoveu a produção de materiais audiovisuais com incentivo ao protagonismo e à participação de estudantes da modalidade no aprendizado da disciplina

Por: Jade Castilho / Fundação Carlos Chagas

 
Como os conhecimentos matemáticos podem ser construídos na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Foi assim que Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), chegou ao tema de sua tese de doutorado, reconhecida com menção honrosa em Educação no Prêmio Capes de Tese 2023.
 
O estudo teve como objetivo investigar as relações entre os conhecimentos matemáticos e a produção de vídeos, na perspectiva das Performances Matemáticas Digitais (PMDs), estabelecidas por estudantes da EJA do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFRJ no campus Duque de Caxias (CDuC).
 
As PMDs compõem uma teoria que reúne três eixos de aprendizagem: a educação matemática, as tecnologias digitais e as artes. A pesquisa, realizada durante a pandemia de covid-19, partiu da escuta atenta e do reconhecimento do conhecimento de mundo dos educandos jovens e adultos e abordou a atividade artística também como um caminho de descompressão.
 
Eduardo destaca a oportunidade de interação dos participantes com as tecnologias digitais com a produção e edição de vídeos e o envolvimento com as artes, especialmente as cênicas e musicais, na elaboração do material publicado no canal Monitoria de Matemático do EJA no YouTube.
 
Conquista de mentes e corações
 
Por fazer parte de um programa de doutorado profissional, a pesquisa, além do trabalho teórico, teve os materiais audiovisuais produzidos com os educandos também como parte de seus resultados.
 
O canal no YouTube já conta com mais de 50 vídeos produzidos pelos estudantes, enquanto protagonistas, e a publicação de três e-books sobre desconstrução de imagens da matemática, interlocução das artes e tecnologias digitais em Educação em Matemática e novas propostas páticas para o EJA.
 
Eduardo destaca, ainda, a participação dos educandos em eventos e congressos na apresentação de trabalhos e relatos das suas próprias experiências.
 
"A produção das PMDs visou a atribuir visibilidade à EJA e aos seus sujeitos, uma importante ação quando refletimos sobre o histórico do EJA e sua luta por direitos silenciados, negados e invisibilizados. Na medida em que trabalhadores estudantes jovens e adultos atribuíam vozes durante o protagonismo das PMDs, tornávamos visíveis o quanto o EJA tem a nos dizer e ensinar", comenta.
 
Ao ser questionado sobre o que considera fundamental na implementação de políticas e práticas pedagógicas no ensino de matemática na modalidade do EJA, o pesquisador enfatiza a importância do olhar respeitoso e horizontalizado para os contextos de vida e diversos saberes desses estudantes.
 
"A tese traz como resultado que os conhecimentos da matemática estejam intimamente relacionados com os saberes sociais, econômicos, culturais, políticos que inscrevem e circunscrevem os sujeitos da EJA. Associar a matemática a conhecimentos sociocientíficos pode ser um caminho que permita o distanciamento de uma matemática fria, pouco conexa com a realidade dos estudantes da EJA e se aproxime das marcas culturais e estritamente relacionadas com suas realidades de vida e profissionais", completa.
 
Saiba mais: Luz, câmera... produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos
Autor da tese: Eduardo dos Santos de Oliveira Braga
Instituição: Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
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