Teses e Dissertações
17/11/2011 - Ensino / Aprendizagem na antiga Febem é analisado na Faculdade de Psicologia da USP
A dissertação ?A Escola na FEBEM-SP: Em Busca do Significado?, defendida no Instituto de Psicologia da USP em 2006, diagnosticou os problemas do processo de ensino/aprendizagem da instituição que, aliás, são muito semelhantes aos do educação pública em geral: falta de autonomia, precariedade de ensino, espaço físico reduzido e com pouquíssimos recursos e currículo escolar distanciado da realidade dos alunos. Só que, por ser uma instituição carcerária, os problemas tornam-se ainda mais graves.
17/11/2011 - Dia-a-dia dos professores readaptados é tema de mestrado
O processo de readaptação dos professores da rede de ensino paulista é o tema do mestrado da professora Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol. A pesquisa ?Identidade e trabalho docente: A situação do professor readaptado em escolas públicas do Estado de São Paulo? foi desenvolvida, entre os anos de 2006 e 2008, para o Mestrado em Semiótica e Tecnologias de Informação e Educação, apresentado na Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.
17/11/2011 - Mobilização, reivindicações e discurso sindical do professorado paulista a partir da década de 70
Será verdade que a influência do pensamento neoliberal nas políticas econômicas brasileiras tenha representado um novo momento para a atividade sindical dos professores de escola pública do estado de São Paulo? O que há de realmente ?novo? nesse momento? E o que se reproduz dos períodos anteriores?
17/11/2011 - Aspectos da violência escolar
A nova direção de uma escola de ensino fundamental e médio, na periferia da Zona Leste de São Paulo, tinha como desafio impedir que a violência da região continuasse tomando conta do local. A presença de traficantes entre os alunos, a invasão de consumidores de drogas e as ameaças e agressões verbais aos professores contribuíram para que, em um ano, seis diretoras saíssem da escola.
17/11/2011 - Professora Regina Dalcastagnè faz levantamento de personagens femininas na ficção brasileira
Um recenseamento literário inédito, que revela os estereótipos femininos da ficção brasileira, traçados, em sua maioria, por homens brancos. A pesquisa aborda tanto obras escritas por mulheres quanto aquelas produzidas por homens.
17/11/2011 - A boa escola no discurso da mídia
A pesquisa tem o mérito de investigar a história recente dos agentes da educação no País, utilizando o discurso da revista como fonte de representação de importante parcela da sociedade brasileira. É um recorte peculiar da história imediata da educação, produzida pelos efêmeros produtos da cultura da mídia.