Teses e Dissertações
17/11/2011 - Professor transforma mestrado sobre músicos escravos em livro
Professor e músico, Antônio Carlos dos Santos transformou sua pesquisa acadêmica no livro. ?Os músicos negros: escravos da Real Fazenda de Santa Cruz no Rio de Janeiro?, da Editora Annablume, começou a ser escrito no final dos anos 80, quando o então professor da rede pública realizava o seu trabalho de iniciação científica como bolsista da Fapesp, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
17/11/2011 - Mestrado da Unesp revela que aulas de inglês são ministradas em Língua Portuguesa
A pesquisadora Ana Lúcia Fonseca Ducatti garantiu o título de Mestre em Lingüística Aplicada, pela Unesp de São José Rio Preto, com um estudo de caso que aponta as limitações do ensino da Língua Inglesa na escola pública.
17/11/2011 - Literatura Infantil e Juvenil: Uma Proposta Interdisciplinar
Um grupo de professores da PUC de São Paulo, vinculados a diferentes áreas do conhecimento como Filosofia, História e Literatura, desenvolveu projeto de pesquisa sobre a importância da literatura na construção do conhecimento. Os principais textos utilizados no trabalho foram ?O patinho realmente feio e outras histórias malucas?, de Jon Scieszka, e ?Bisa Bia, Bisa Bel?, de Ana Maria Machado.
17/11/2011 - A Indisciplina Escolar nas Pesquisas Acadêmicas é tema de mestrado do professor Valdir Ledo
A indisciplina escolar foi o tema escolhido pelo professor Valdir Aguiar Ledo para a sua dissertação de mestrado, defendida em 2009 na PUC de São Paulo. Professor de ensino básico, com graduações em Filosofia e Sociologia, Valdir criou ainda um blog para compartilhar estudos e informações sobre os problemas da Educação no Brasil.
17/11/2011 - Doutorado em invisibilidade de trabalhadores inspira novela global
Um doutorado na USP inspirou a criação de um personagem de novela da TV Globo. Acostumada ao assédio, a atriz Camila Pitanga descobriu o que é ser invisível socialmente, quando começou a interpretar uma faxineira. A atriz repete a experiência do psicólogo Fernando Braga da Costa, autor do livro ?Homens Invisíveis - Retratos de Uma Humilhação Social? (Ed. Globo ? 2004).
17/11/2011 - A Formação Permanente do Professor de Matemática na Perspectiva Freiriana
O professor de matemática João Domingos Cavallaro Júnior defende seu mestrado, no dia 06 de novembro, na PUC de São Paulo. O tema do trabalho é ?A Formação Permanente do Professor de Matemática na Perspectiva Freiriana: um Estudo de Caso no Município de Diadema?.
17/11/2011 - Doutorado de Eneila Almeida debate vivências teatrais na formação docente
A experiência como professora no ensino médio e a busca pela continuidade do trabalho iniciado no mestrado sobre este ciclo foram decisivos para que a professora Eneila Almeida dos Santos definisse o foco da sua tese de doutorado.
17/11/2011 - O ensino da geografia e a questão agrária é tema de mestrado
Professor da rede pública na cidade de Paulicéia, Rodrigo Simão Camacho realizou entre 2005 e 2007 uma pesquisa sobre o ensino de geografia e a questão agrária. O resultado está na dissertação de mestrado apresentada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
17/11/2011 - Ensino / Aprendizagem na antiga Febem é analisado na Faculdade de Psicologia da USP
A dissertação ?A Escola na FEBEM-SP: Em Busca do Significado?, defendida no Instituto de Psicologia da USP em 2006, diagnosticou os problemas do processo de ensino/aprendizagem da instituição que, aliás, são muito semelhantes aos do educação pública em geral: falta de autonomia, precariedade de ensino, espaço físico reduzido e com pouquíssimos recursos e currículo escolar distanciado da realidade dos alunos. Só que, por ser uma instituição carcerária, os problemas tornam-se ainda mais graves.
17/11/2011 - Dia-a-dia dos professores readaptados é tema de mestrado
O processo de readaptação dos professores da rede de ensino paulista é o tema do mestrado da professora Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol. A pesquisa ?Identidade e trabalho docente: A situação do professor readaptado em escolas públicas do Estado de São Paulo? foi desenvolvida, entre os anos de 2006 e 2008, para o Mestrado em Semiótica e Tecnologias de Informação e Educação, apresentado na Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.