Teses e Dissertações
17/11/2011 - Literatura Infantil e Juvenil: Uma Proposta Interdisciplinar
Um grupo de professores da PUC de São Paulo, vinculados a diferentes áreas do conhecimento como Filosofia, História e Literatura, desenvolveu projeto de pesquisa sobre a importância da literatura na construção do conhecimento. Os principais textos utilizados no trabalho foram ?O patinho realmente feio e outras histórias malucas?, de Jon Scieszka, e ?Bisa Bia, Bisa Bel?, de Ana Maria Machado.
17/11/2011 - A Indisciplina Escolar nas Pesquisas Acadêmicas é tema de mestrado do professor Valdir Ledo
A indisciplina escolar foi o tema escolhido pelo professor Valdir Aguiar Ledo para a sua dissertação de mestrado, defendida em 2009 na PUC de São Paulo. Professor de ensino básico, com graduações em Filosofia e Sociologia, Valdir criou ainda um blog para compartilhar estudos e informações sobre os problemas da Educação no Brasil.
17/11/2011 - Doutorado em invisibilidade de trabalhadores inspira novela global
Um doutorado na USP inspirou a criação de um personagem de novela da TV Globo. Acostumada ao assédio, a atriz Camila Pitanga descobriu o que é ser invisível socialmente, quando começou a interpretar uma faxineira. A atriz repete a experiência do psicólogo Fernando Braga da Costa, autor do livro ?Homens Invisíveis - Retratos de Uma Humilhação Social? (Ed. Globo ? 2004).
17/11/2011 - A Formação Permanente do Professor de Matemática na Perspectiva Freiriana
O professor de matemática João Domingos Cavallaro Júnior defende seu mestrado, no dia 06 de novembro, na PUC de São Paulo. O tema do trabalho é ?A Formação Permanente do Professor de Matemática na Perspectiva Freiriana: um Estudo de Caso no Município de Diadema?.
17/11/2011 - Doutorado de Eneila Almeida debate vivências teatrais na formação docente
A experiência como professora no ensino médio e a busca pela continuidade do trabalho iniciado no mestrado sobre este ciclo foram decisivos para que a professora Eneila Almeida dos Santos definisse o foco da sua tese de doutorado.
17/11/2011 - O ensino da geografia e a questão agrária é tema de mestrado
Professor da rede pública na cidade de Paulicéia, Rodrigo Simão Camacho realizou entre 2005 e 2007 uma pesquisa sobre o ensino de geografia e a questão agrária. O resultado está na dissertação de mestrado apresentada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
17/11/2011 - Ensino / Aprendizagem na antiga Febem é analisado na Faculdade de Psicologia da USP
A dissertação ?A Escola na FEBEM-SP: Em Busca do Significado?, defendida no Instituto de Psicologia da USP em 2006, diagnosticou os problemas do processo de ensino/aprendizagem da instituição que, aliás, são muito semelhantes aos do educação pública em geral: falta de autonomia, precariedade de ensino, espaço físico reduzido e com pouquíssimos recursos e currículo escolar distanciado da realidade dos alunos. Só que, por ser uma instituição carcerária, os problemas tornam-se ainda mais graves.
17/11/2011 - Dia-a-dia dos professores readaptados é tema de mestrado
O processo de readaptação dos professores da rede de ensino paulista é o tema do mestrado da professora Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol. A pesquisa ?Identidade e trabalho docente: A situação do professor readaptado em escolas públicas do Estado de São Paulo? foi desenvolvida, entre os anos de 2006 e 2008, para o Mestrado em Semiótica e Tecnologias de Informação e Educação, apresentado na Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.
17/11/2011 - Mobilização, reivindicações e discurso sindical do professorado paulista a partir da década de 70
Será verdade que a influência do pensamento neoliberal nas políticas econômicas brasileiras tenha representado um novo momento para a atividade sindical dos professores de escola pública do estado de São Paulo? O que há de realmente ?novo? nesse momento? E o que se reproduz dos períodos anteriores?
17/11/2011 - Aspectos da violência escolar
A nova direção de uma escola de ensino fundamental e médio, na periferia da Zona Leste de São Paulo, tinha como desafio impedir que a violência da região continuasse tomando conta do local. A presença de traficantes entre os alunos, a invasão de consumidores de drogas e as ameaças e agressões verbais aos professores contribuíram para que, em um ano, seis diretoras saíssem da escola.