Teses e Dissertações
13/03/2024 - Dissertação na Unifesp avalia a incorporação do legado de Carolina Maria de Jesus ao currículo escolar
Professor de Geografia, Michael Dias de Jesus partiu das suas próprias experiências para mergulhar no protagonismo conquistado pela obra de Carolina Maria de Jesus na Educação, nos últimos anos.
01/03/2024 - Tese de doutorado chega às livrarias com análise sobre educomunicação e escola pública em países colonizados
27/02/2024 - 'Por quais estátuas os sinos do nosso luto dobram?' analisa narrativas sobre monumentos históricos
26/02/2024 - Crianças intolerantes: o papel da escola na luta contra a LGBTQIA+fobia
Pesquisa de mestrado da USP identifica ações pedagógicas de combate ao preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ que podem ser utilizadas no ambiente escolar
15/02/2024 - Laura de Mello e Souza vence o Prêmio Internacional de História
Historiadora é reconhecida pelo alcance da obra, que trouxe novas perspectivas para estudos sobre o Brasil colonial
02/02/2024 - A noção de competência nos currículos de Ensino Médio é examinada em mestrado na USP
Professor de Sociologia da rede pública paulista desde 2009, Kassiano César de Souza Baptista dedicou-se a pesquisar a noção de competências nos currículos do Ensino Médio.
22/01/2024 - Comunidade "booktube" pode aumentar interesse de jovens pela literatura clássica
Pesquisa da USP demonstra como youtubers podem ser aliados no ensino da literatura nas escolas
05/01/2024 - Lima Barreto e Carolina Maria de Jesus narraram o negro drama cantado pelos Racionais MC's
Com base na análise dos diários do escritor carioca e da escritora mineira e dialogando com a música dos Racionais MC's, a pesquisadora da USP Fernanda Silva e Sousa estudou a experiência do negro drama na literatura.
30/11/2023 - Mestrado em História Econômica analisa precarização e privatização da Educação Pública
10/11/2023 - Aulas de educação física escolar carecem de conteúdos de matrizes africanas
Pesquisadora recomenda em pesquisa que os conteúdos de matrizes africanas sejam integrados às aulas de educação física escolar, o que atenderia à Lei 10.639/03